O que é Intercâmbio Cultural?

A definição de “intercâmbio” no dicionário é bem simples:

“1. Troca, permuta. 2. Relações de comércio, ou culturais, entre nações” (Aurélio).

Entretanto, há uma infinidade de palavras, imagens e emoções que podem vir à mente em resposta a esta pergunta, em especial para quem já viveu um. Isso mesmo, ‘viver’ é o melhor verbo a ser usado ao tentar descrever o que é esta experiência tão marcante. Por quê?

Como visto, a palavra Intercâmbio refere-se a trocas em geral, mas tem se tornado sinônimo de Intercâmbio Cultural, por ser a modalidade mais comum e que não para de crescer. Nesta modalidade, se passa um tempo estudando, trabalhando – ou ambos – em outro país.

Seu crescimento muito se deve às exigências do mercado de trabalho pelo conhecimento de um segundo idioma, em especial o inglês, e a forma mais rápida e garantida de desta aprendizagem é a realização de um Intercâmbio Cultural. Isto por que o intercambista mergulha num cotidiano no qual a língua a ser aprendida é falada 24 horas por dia.

Esta imersão que leva à denominação “Cultural”. Ao conviver com os costumes de uma sociedade totalmente diferente, a aprendizagem do idioma passa a ser apenas mais uma entre tantas outras que, somadas, constituem uma experiência única e inesquecível, quase uma ‘segunda vida’.

Assim como não se pode descrever uma vida, não se deve tentar explicar o que é um Intercâmbio Cultural. Até consegue-se explicar, como feito em linhas gerais acima, mas o único jeito de entender é vivendo-o.
Tecnologia do Blogger.