Viajar para outros países requer mais do que conhecer somente a língua local. É sempre bom conhecer um pouco mais sobre os hábitos e costumes locais para não cometer nenhuma gafe. Abaixo selecionamos algumas curiosidades de alguns países.
Na Tailândia, é muito indelicado ficar conversando com alguém com as mãos nos bolsos. Deixe-as bem à vista, sempre.
Se um dia você for ao Egito ou conhecer alguém deste pais , deixe um pouco de comida no prato depois da refeição , mesmo que esteja morrendo de fome. O ato simboliza abundância , fartura e ainda é um elogio ao anfitrião.
Na Bélgica come-se com o garfo na mão esquerda mesmo que a pessoa não seja canhota.
Em países Árabes a mão esquerda é considerada impura , pois ela é destinada à higiene pessoal . Portanto , não ofereça ou receba cartões de visita com esta mão.
Palitar os dentes após as refeições na Itália significa que você gostou da comida. Mas na França e em muitos países como o Brasil , é um ato de extrema grosseria.
Na Europa é um hábito comum dividir a mesa com estranhos.
Na China, deixar de beber todo o conteúdo do cálice em um brinde é sinal grave de ofensa .
Andar olhando as pessoas na Índia é considerada uma forma de humilhação . Neste país , a vaca é um animal sagrado , o trânsito é sempre desviado caso uma delas resolva deitar-se na rua.
Casais não devem se beijar em publico na Indonésia .
Nunca presenteie japonês ou chinês com relógios , pois eles significam a morte.
Quando estiver no Japão , nunca coloque um cartão de visitas que acabou de receber, no bolso ou escreva sobre ele , pois seria uma grande grosseria. Quando recebê-lo segure-o na mão até a pessoa sair de perto.
No Oriente, é fundamental dar ou receber presentes com as duas mãos. É sinal de apreço.
Em países como Canadá e Japão é costume tirar os sapatos antes de entrar na casa do anfitrião.
Equipe Cypress Intercâmbio Cultural