Outro elemento crítico durante a preparação para o embarque é o visto. Conheça algumas dicas gerais sobre os requisitos para a entrada de brasileiro nos destinos mais comuns.
Canadá: para períodos menores que 24 semanas (6 meses) é necessário apenas o visto de turista. Acima deste limite, ou para programas especiais, é necessário um visto de estudante ou trabalho. São necessários documentos que comprovem a matrícula na escola (ou contrato de trabalho), o pagamento da taxa e a capacidade financeira de arcar com os estudos e hospedagem. Há a possibilidade de entrevista, pessoal ou por telefone. Saiba mais.
Estados Unidos: para qualquer período de estudo, mesmo para cursos de curta duração, é necessária a obtenção do visto de estudante. Também são necessários documentos comprobatórios do estudo/trabalho, renda e pagamento de taxa, assim como o agendamento de entrevista pessoal no consulado. Para mais informações, clique aqui.
Austrália: O visto de estudante só é necessário para períodos acima de 12 semanas (3 meses). Portadores do visto de estudante podem aplicar para um visto de trabalho, de 20 horas semanais durante as aulas, ou de período integral durante as férias. Comprovação de renda, matrícula e reserva de passagens também são necessários, assim como é importante considerar um prazo de até oito semanas para a devolução do passaporte. Informações (em inglês).
Reino Unido: O visto oficial é obtido no desembarque no Reino Unido, sendo que as categorias turista ou estudante visitante (até 6 meses) não necessitam do pré-visto (obtido antes da viagem). Ele é solicitado para estudos de período maior, assim como para trabalho. O Consulado utiliza de uma agência privada para o processo, e a análise, tanto prévia quanto no desembarque, também depende dos documentos de comprovação de renda, matrícula e/ou contrato. Mais detalhes aqui (em inglês) e aqui.
Nova Zelândia: Tanto o visto de estudante quanto o de visitante só são necessários para períodos superiores a um trimestre. Veja mais.
Seu destino não está nesta lista?
Entre em contato conosco pelo e-mail contato@cypressintercambio.com para orientações!