Tipos de acomodação

Quer viajar e contar também com a experiência de conviver com uma família nativa? Ou conviver com outros estudantes de diversas nacionalidades? Ou a sua prioridade é a privacidade durante sua estada? Conheça os tipos de acomodação disponíveis para o seu intercâmbio.

Casa de Família (Homestay): é o mais comum entre todos e, como o nome indica, é a hospedagem na casa de uma família local, cuja configuração pode ser a mais variada. Há opções que oferecem apenas o café da manhã, meia pensão ou pensão completa e são mais seguros para o início do intercâmbio e quase unanimidade para alunos de high school. Trata-se de um dos mais recomendados do ponto de vista do aprendizado, pois o convívio com a família possibilita um melhor uso cotidiano do idioma estrangeiro e aprendizado mais rápido dos costumes locais. Lembre-se: eles também esperam aprender sobre a sua cultura!

Residência Estudantil/Dormitórios Universitários: são mais comuns em universidades, em especial para alunos de graduação ou pós-graduação. Nestes alojamentos, há opções de quartos e banheiros privativos ou compartilhados. É uma ótima opção para trocas interculturais e novas amizades, já que oferece a possibilidade do convívio constante com estudantes de diversas partes do mundo.

Shared House/Apartment: possui conceito similar às nossas ‘repúblicas’ universitárias, onde o estudante divide uma casa ou apartamento com outros alunos e as refeições são por conta de cada um. É uma opção comum após um tempo no país de destino, visto que o intercambista já estabeleceu algumas amizades e a procura por alugueis é mais fácil durante a viagem. A principal vantagem deste tipo é unir liberdade e flexibilidade com um pouco de privacidade.

Apartamento/Loft: já se a questão principal é privacidade, alugar sozinho um apartamento ou loft também é uma alternativa, com a contrapartida de exigir um maior gasto, além da alimentação e limpeza geralmente serem por conta do estudante.

Hotel/Flat: a estadia em hotéis ou flats também é de custo elevado, porém com a vantagem de ter maior conforto e praticidade em relação à locação individual de um apartamento, em razão dos serviços de quarto oferecidos. A principal desvantagem é não oferecer uma rica troca cultural como as demais opções, mas é uma boa opção para estadias mais curtas, especialmente para executivos e casais.

Albergues (Hostels/Backpackers): abrindo mão do conforto e da privacidade, quem procura um albergue geralmente busca preço baixo e uma estadia temporária enquanto arruma outra acomodação. Possui um ponto em comum com as residências estudantis, que é o convívio com várias pessoas de diferentes locais, de outros intercambistas a mochileiros de passagem.

Internato: uma opção mais rara, mas existente em colégios bem estruturados e que agrega principalmente os alunos dos programas de high school. Assemelha-se à residência estudantil na convivência com outros estudantes, porém com regras mais rigorosas, pela condição dos estudantes, em geral menores de idade.
Tecnologia do Blogger.