Mudanças no perfil do estudante - Parte 3

Olá pessoal!

Confira a última parte da tradução da reportagem da Study Travel Magazine, com participação da nossa diretora, Paula Johnson.

Outra tendência percebida mundo a afora é o aumento do patrocínio a alunos. Mais notáveis são os grandes números de estudantes sauditas e espanhois financiados parcial ou integralmente pelo BECAS ou pelo MEC. 'Em geral, o número de estudantes com auxílio integral em nossa escola cresceu significantemente, em particular provindos dos países do Oriente Médio', diz Kitaya, o qual também ressalta que as garantias do governo espanhol concedidas pelo MEC continuam a encorajar os espanhois para ir à Irlanda.

O patrocínio empresarial também tem se tornado mais relevante, e Romonko comenta que a IH Vancouver tem visto muito mais estudantes desembarcando com patrocínios públicos e/ou privados do que no passado. 'O maior [número] destes alunos é de sauditas, que recebem aporte integral para seus estudos, e coreanos, que recebem ajuda parcial do departamento de Recursos Humanos e Desenvolvimento da Coreia para programas de estudo e trabalho'. O aumento de auxílios privados também é percebido em Malta, de acordo com a Diretora da Inlingua Escola de Idiomas, Maryse Gatt, a qual afirma que 'as empresas estão encorajando e patrocinando seus empregados, desde que enxerguem retorno deste investimento na fluência do inglês'.

Comparados com os do início da década, os alunos de hoje, além de terem objetivos mais específicos, também procuram as melhores opções nos demais aspectos do programa. 'Dez anos atrás, o foco era sempre no programa em si, e os demais aspectos eram só detalhes', comenta Paula Johnson, diretora da Cypress Intercâmbio Cultural e Cypress Homestays, sediadas em Vancouver, Canadá. 'Acomodação, serviço de transfer do aeroporto, seguro e excursões de fins de semana não eram o foco da negociação, porém os alunos de agora estão mais exigentes e questionando mais sobre cada serviço que estão adquirindo, acredito'.

Os clientes atuais estão bem informados, e procuram maximizar o valor obtido com a experiência em cada detalhe. Por isso, 'é crescente a tendência rumo a serviços de maior qualidade', diz Fernandez. No mercado de adolescentes, ela ressalta que a supervisão contínua é agora um fator decisivo para os pais, ao passo que estes também dão importância a presença de atividades atraentes e apropriadas à faixa etária no pacote. 'Há uma percepção de valor na oferta de um ensino que seja alegre e variado, claramente diferenciado da prática escolar tradicional, e que reflita mais precisamente a rotina do local onde o curso é oferecido'.

O padrão dos equipamentos nas escolas também mudou para acompanhar os avanços tecnológicos. Como ressalta Brian Bownlee da Escola de Inglês Anglo-Europeia em Bournemouth, no Reino Unido: 'há dez anos, lousas interativas não estavam presentes em boa parte das escolas de idiomas. Hoje em dia, a maioria das instituições decentes tem ao menos algumas de suas salas de aula com este equipamento'. Além disso, a disponibilidade de sinal de internet sem fio é 'uma obrigação', segundo Quinn. Blake concorda que 'novas tecnologias têm causado impacto nas técnicas de ensino, e nós temos abraçado-as – elas têm dado aos instrutores mais opções e aos alunos mais escolha. Entretanto, estes avanços tendem a um efeito incremental constante, não constituem uma revolução'.

Talvez a maior transformação esteja na importância que os alunos agora dão à acomodação. Para muitos, este aspecto da experiência agora tem o mesmo peso que a escolha da escola, programa e cidade, de acordo com Johnson. 'Hoje em dia, se uma agência ou escola não oferece uma boa alternativa para a acomodação, eles podem não comprar o programa', observa.

'Na década passada', diz Fernandez, 'a ênfase era em homestay (casa de família). Hoje em dia, somos mais requisitados por moradias premium, em faculdades ou campus'. Esta tendência tem levado muitas escolas de idiomas, que anteriormente só ofereciam homestays para a acomodação, a expandirem sua oferta neste sentido. Já a Cypress optou por abrir o seu próprio departamento de acomodação, visando oferecer um serviço personalizado com mais opções, aberto a clientes, escolas e colegas consultores, ressalta Johnson.

Os clientes também estão questionando sobre outros pontos na opção de acomodação – como exemplo, a proximidade com a escola agora se tornou um ponto importante no mercado de adolescentes, de acordo com Fernandez. Ao passo que os alunos se tornam mais exigentes, os padrões de acomodação evoluíram na última década, como afirma Epbinder. Ainda assim, a capacidade de arcar com a moradia ainda é um fator chave, como aponta Brownlee, ao notar que muitos alunos optam por casas de família, por não estarem dispostos a gastar mais com os custos característicos das demais opções.

Não apenas os alunos buscam padrões mais elevados na acomodação e na qualidade do curso, como também estão exigindo mais valor, com progressos mais evidentes em menores períodos de tempo. 'O que está claro', diz Parilla, 'é que as pessoas têm cada vez menos tempo, e que precisam de programas mais condensados e intensivos'.

Parte 1 - Parte 2


Tecnologia do Blogger.