Palavras do mundo corporativo


As siglas em inglês como CEO, ASAP tornaram-se corriqueiras no dicionário do mundo executivo e se faz necessário conhecê-las. O inglês, por sinal, é a língua padrão de negócios internacionais. Para ajudá-lo a decifrar o idioma corporativo, fizemos uma seleção das palavras mais utilizadas no mundo corporativo.
 ASAP: “as soon as possible”, que significa “assim que possível”. É empregada no sentido de urgência, principalmente em e-mails.
 
Assessment: sofisticado serviço da área de Recursos Humanos que se propõe a mapear e estudar características dos profissionais.
 
Balance Scored Card: geralmente citado apenas como BSC, é um programa de gestão de desempenho da empresa.
 
Board: é a cúpula da empresa, onde as decisões estratégicas são tomadas.

Coffee break: literalmente pausa para o café. Tornou-se um momento obrigatório em eventos de negócios.
 
FYI: “for your information”, que significa “para sua informação”. Muito utilizado em e-mails, para colocar outras pessoas a par do assunto discutido no e-mail anteriormente, caráter informativo.
 
Goal: palavra com acepção de meta, objetivo.
 
Hands on: similar ao que nós, brasileiros, chamamos de “mão na massa”.

Headhunter: é quem recruta profissionais, especialmente executivos, no mercado. Trabalha com o objetivo de encontrar talentos profissionais para as empresas.
 
Management: gerenciamento, administração. É empregada nas mais diversas situações, sempre com o sentido de gerenciar ou administrar (um projeto, uma atividade, uma empresa).
 
Network: rede de relacionamento ou rede de contatos. Uma ferramenta importantíssima nos dias de hoje, especialmente para quem busca novas oportunidades profissionais.

Target: alvo, público-alvo.

Upgrade: elevação de nível, aprimoramento. Muito utilizada para quem consegue uma promoção, aumento no salário ou aumento de benefícios.
 
Equipe Cypress Intercâmbio Cultural
Tecnologia do Blogger.