2 milhões de senhas para curso online de inglês


A Cypress teve a oportunidade de ajudar alguns brasileiros do programa Ciências sem Fronteira organizar suas acomodações em casa de família.

A acomodação em casa de família é uma ótima maneira de se inserir na cultura local, conhecer os costumes e ter uma rotina mais parecida com dos moradores locais. Mas claro que isso exige preparação, pois é uma família diferente, com outros hábitos e outras visões de mundo. Sempre tentamos ajudar neste processo oferecendo aos nossos alunos o nosso Treinamento Intercultural de Intercâmbio e nosso Portal Cypress Intercâmbio Cultural. Mas algo que com certeza ajuda o alunos se adaptar ainda mais rápido é a desenvoltura no idioma! Quanto mais exposição o aluno tiver antes de sua vinda melhor!

Pensando nisso, o governo lançou o programa Inglês sem Fronteiras, para ajudar os alunos melhorarem o idioma antes de realizarem o intercâmbio. Uma boa oportunidade de praticar o idioma e aquecer os ouvidos para a nova rotina! :)

Abaixo segue a reportagem completa do Jornal Estadão,com mais informações sobre o programa, datas e regras de uso.

Aproveite!
 

Reportagem:
Os estudantes de graduação e pós-graduação interessados em estudar inglês podem se inscrever na plataforma de ensino online do programa Inglês sem Fronteiras. O site entrou no ar nesta terça-feira, 5, e, na própria página, é possível preencher um formulário de inscrição. Nesta primeira etapa serão distribuídas 2 milhões de senhas de acesso.
As aulas são uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o objetivo desenvolver o nível de proficiência dos estudantes interessados em disputar uma bolsa do Ciência sem Fronteiras.

Podem concorrer estudantes de universidades públicas e particulares que tenham alcançado no mínimo 600 pontos no Enem, em alguma edição posterior a 2009. Assim que o perfil do inscrito for comprovado pela Capes, ele receberá a senha para acesso ao curso. Alguns estudantes já têm senha porque participaram da fase de testes do sistema.

O programa oferece diferentes tipos de apoio à aprendizagem do idioma inglês. O módulo online é elaborado pelo setor educacional da National Geographic Learning em parceria com a Cengage Learning.

O Inglês sem Fronteiras foi anunciado pelo ministro Aloizio Mercadante em dezembro do ano passado. Ele disse que a ideia é ampliar a oferta do curso de inglês pela internet aos estudantes do ensino médio e, posteriormente, incluir alunos do ensino fundamental. De acordo com o MEC, a meta é distribuir, ao todo, cerca de 5 milhões de senhas.

Segundo o MEC, a Mastertest, empresa credenciada no Brasil pela Educational Testing Service (ETS), fará a aplicação de 500 mil testes para verificar o nível de inglês dos alunos das universidades brasileiras. No Brasil, existem 250 mil testes prontos. Eles aguardam a finalização do sistema de inscrição para serem aplicados.

A partir do diagnóstico do nível de conhecimento do idioma, feito pela Mastertest, os alunos que alcançarem melhor resultado podem ser selecionados para cursos presenciais. Para auxiliar nesta etapa, o MEC prevê a vinda de 200 professores americanos de várias regiões dos Estados Unidos. A expectativa é que, em um primeiro momento, 20 mil alunos sejam atendidos.

A barreira do idioma é um dos motivos pelos quais os estudantes preferem Portugal a outros países. Conforme dados divulgados no fim de 2012, Portugal é o principal destino dos estudantes brasileiros de graduação bolsistas do Ciência sem Fronteiras. Do total de 12.193 alunos incluídos no programa, praticamente 20% optaram por cursar parte do ensino superior em uma instituição lusitana.

Fonte: Estadão
Cypress Intercâmbio Cultural

Tecnologia do Blogger.